MEU CRIADOURO

MEU CRIADOURO
FOTO 01

segunda-feira, 8 de março de 2010

CANÁRIOS DE CONCURSO - CARACTERÍSTICAS IDEAIS

A importância de se participar de concursos, qualquer que seja a raça ou animal que criemos, deve ser para todos nós uma evidência.

Se não participamos, não nos comparamos aos outros e deixamos de fazer o progresso que necessitamos. A troca de experiência e a visita a outros criadores são também indispensáveis.

Para participarmos bem dos concursos, devemos planificar nossos cruzamentos, para que os produtos obtidos tenham a maior probabilidade possível de se aproximar do padrão procurado.

No caso dos Canários de Cor podemos dividir as características necessárias aos pássaros de concurso em dois grandes grupos:
I - Características gerais - comuns a todas as cores.

II - Características específicas - indispensáveis a cada cor em particular.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

a) Plumagem

Dentro do grupo das características gerais, a plumagem é sem dúvida a mais importante. Não apenas pelo maior número de pontos a ela atribuídos, mas é porque através da "boa" plumagem que as demais qualidades do pássaro se exprimem. "Boa" plumagem significa, antes de mais nada, plumagem adequada.

A plumagem adequada à determinada cor pode não ser a recomendada para uma outra.

Exemplificando: um bom Féo expressa mais melanina marrom se sua plumagem for ligeiramente longa. Já um bom verde expressará melhor suas qualidades através de uma plumagem bem curta, pois sendo bem curta a plumagem certamente mostrará menos feomelanina.

Assim, no item plumagem devemos para cada cor planear nossos acasalamentos no sentido de obtermos os melhores resultados.

b) Forma

Praticamente, nenhum pássaro chegará a ser um campeão (90 pontos) sem uma boa forma, ou pelo menos uma forma aceitável.

A forma é uma das características hereditárias mais facilmente transmissível.

É comum reconhecermos na prole a forma dos progenitores, ou de um deles. Portanto, prestar uma atenção especial à forma dos nossos reprodutores e à sua origem.

c) Tamanho

Esse é o item que permite boa margem de trabalho ao criador. Para aproveitarmos determinadas características de um pássaro, podemos compensar sua eventual falta de tamanho por um cruzamento adequado com um pássaro maior. No entanto, não podemos nos iludir: um campeão precisa de pontos preciosos no item tamanho.

d) Elegância

Normalmente, se não dermos a devida atenção à elegância de nossos-reprodutores, sua docilidade dentro da gaiola e seu comportamento, certamente teremos surpresas desagradáveis com a pontuação de nossos pássaros. A elegância e o comportamento são características hereditárias e poucos criadores levam isso em consideração. É doloroso para um criador ver um pássaro, que em outros aspectos é muito bom, perder pontos por excesso de nervosismo dentro da gaiola, por excesso de apatia ou por ser morfologicamente desajeitado.

CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS

Elas variam em função da cor em questão. Seria impossível tratar aqui todas, já que são muitas as séries de cores e que cada série tem suas particularidades. Mas tomemos como exemplo quatro séries clássicas:

• Série dos Negro-Marrons Oxidados (Azuis, Verdes e Cobres)
"Origem de tudo", os negro-marrons oxidados necessitam de características bem precisas para terem chances em concursos. A primeira exigência é, sem dúvida, a oxidação. Por melhores que sejam suas outras qualidades, um negro-marrom oxidado (verde, azul ou cobre) jamais será um campeão sem uma boa oxidação. Oxidação generalizada, profunda (incluídas aqui as partes córneas) estrias bem negras e largas e ausência de feomelanina visível são os fundamentos para o pássaro ideal.

Para ajudar na expressão dessas qualidades desejadas, a plumagem deve ser curta e assentada ao corpo, facilitando assim a formação de estrias, particularmente a dos flancos. Para os pássaros destinados aos concursos devemos garantir um mínimo de exposição ao sol, pois os raios solares melhoram a expressão de oxidação.

• Série dos Negros-Marrons Diluídos (Ágatas)
Nos ágatas, a expressão das marcas melânicas (estrias) é ainda mais importante, visualmente para o juiz, que na série precedente. Um bom ágata, seja ele que cor de fundo for, deve ser "diluído" mas guardar suas estrias o mais negro possível. Estrias bem negras e finas valorizam qualquer ágata.
Devemos, portanto, prestar particular atenção à cor das estrias. Qualquer esvaeciment da cor negra é prejudicial ao bom ágata.

• Série dos Marrons Oxidados (Canelas)
Essa é a única das quatro séries clássicas em que um pouco de feomelanina pode ser benéfica ao conjunto do pássaro de concurso. Um pouco - o justo necessário para "escurecê-lo" sem prejudicar a boa expressão das estrias do canela, que devem ser largas e de uma cor marrom a mais profunda possível. Dosar o bom equilíbrio não é muito difícil, já que apresentam um manto quase sem feomelanina e também tendem a ser menos oxidados e apresentar estrias de uma cor menos escura. Contrariamente aos negro-marrons oxidados, os canelas para concurso não devem ser expostos aos sol com frequência, pois o sol diminui o marrom.

• Série dos Marrons Diluídos (Isabelinos)
Nessa série, a diluição é a qualidade fundamental. O pássaro deve mostrar seu desempenho por inteiro (dorso e flancos), mas deve ser um desempenho de cor marrom diluída. Quanto maior for a qualidade de feomelanina, melhor será a aparência para concurso. Contrariamente aos canelas, os isabelinos beneficiam-se da exposição ao sol.

Ainda no sentido de obtermos um manto com a menor quantidade possível de feomelanina, devemos buscar uma plumagem curta e aderente para cada série. Ao contrário da série dos ágatas, os isabelinos de concurso podem portar factores como o pastel e o acetinado, sem prejuízo do seu fenótipo.

Luís F. F. Beraldi
Presidente da F.O.B - Federação ornitológica Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário